Marcas que começaram como produtos militares e de guerra

Não há dúvidas de que a guerra é algo terrível. Para se ganhar uma guerra, é preciso investir em bastante pesquisa, inovação e na fabricação de novos produtos que poderão ajudar você a ficar um passo a frente do inimigo. Muitas marcas importantes hoje surgiram como produtos militares e de guerras. Esses produtos, em sua grande maioria, hoje fazem parte do nosso dia a dia.

A lista de marcas que surgiram neste contexto de guerra é versátil.  É possível encontrar marcas que vão desde produção de alimentos, roupas até automóveis. Conhecer a história destas empresas é uma ótima maneira de compreender nosso passado.  Estes produtos que podem ser tão corriqueiros podem ter uma história incrível.

Trouxemos uma lista de marcas que tem em sua história um começo militar para que você possa saber um pouco mais sobre o assunto.  Conheça alguns produtos e marcas que começaram como produtos militares.  Esta será uma maneira divertida de conhecer a história do seu produto favorito.

 12 produtos com origem militar e de guerra

As guerras, apesar de serem uma das maiores tragédias humanas, também são ricas em invenções e muitas vezes marcas nascem neste período para atender necessidades daquele momento e acabam dando certo.

Muitas das marcas nascidas para uso militar ou em tempo de guerra já conquistaram completamente o mercado. Elas estão tão presentes no nosso cotidiano e raramente pensamos em sua origem.  Para que você conheça algumas delas, separamos 12 marcas nascidas em tempo de guerra ou para treinamento militar. Aproveite para conhecer a história destas marcas e descobrir como surgiu seu produto favorito.

 MEMs

produtos com origem militar
Divulgação

Um dos chocolates mais saborosos e mais famosos do mercado é um exemplo de marca que surgiu em uma guerra. Este chocolate surgiu durante a guerra civil espanhola. A receita do M&M’s foi inventada pela Mars, quando Forrest Mars viu soldados comendo pedaços de chocolate cobertos com uma casquinha de açúcar.  Mars ao observou que a cobertura de açúcar impedia o chocolate de derreter no calor e teve então sua inspiração para criar esta marca de chocolate. Hoje ela é uma das mais consumidas do mundo.

 Hugo Boss

produtos com origem militar
Divulgação

Outra marca famosa que surgiu durante uma guerra foi a Hugo Boss. Esta marca nasceu durante a segunda guerra mundial. A Hugo Boss era responsável pelos uniformes dos soldados de Hitler e da juventude Hitlerista.  Seu próprio fundador, Hugo Boss, era do Partido Nazista. Hoje ela é uma da grifes de luxo mais respeitadas do mundo.

Fusca

produtos com origem militar
Divulgação

Esta é outra marca criada para guerra.  O fusca surgiu como um pedido de Adolf Hitler que queria criar carros baratos para a população.  O país havia acabado de criar sua nova rede rodoviária e precisava de um carro para testar nestas novas rodovias.  O fusca então foi criado pelo engenheiro Ferdinand Porsche, da Volkswagen. O fusca na época também ficou conhecido como Porsche ou Volkswagen Beetle.

Ray-Ban

produtos com origem militar
Divulgação

Os óculos em formato aviador, um dos clássicos da Ray-Ban, é um outro exemplo de produto que foi pensado primeiramente para uso militar. Os óculos de sol foram desenvolvidos a pedido dos soldados da Força Aérea americana que procuravam um produto que protegesse do sol e reduzisse as náuseas e dores de cabeça sentidas por pilotos devido a grande altitudes.

Fanta

produtos com origem militar
Divulgação

Um dos refrigerantes mais populares e mais deliciosos do mercado. É difícil imaginar mas ele também foi desenvolvido para a guerra.  Esta bebida foi criada porque a Alemanha estava sofrendo um embargo comercial de alguns países e não recebia mais o xarope de Coca-Cola.  A empresa na Alemanha então resolveu criar uma bebida com que dispunha na Alemanha como frutas Citricas e soro de leite. Surgiu assim, a Fanta que só foi comercializada mundialmente muitos anos depois, em 1955.

Motorola

produtos com origem militar
Divulgação

A companhia celular é outra das marcas que começaram em um período de guerra.  Nascida como Galvin Manufacturing Corporation, a Motorola fabricava primeiramente baterias. Em 1940, por causa da guerra, criou o rádio portátil Handie-Talkie SCR536, essencial para a comunicação no campo de batalha. Surgiu assim, a Motorola como a conhecemos.

Jeep

O Jeep, antes de ser o carro super despojado e utilizado para passeios em locais mais difíceis de atravessar, era utilizado pelo exercito americano. O Jeep surgiu em 1941, para ser usado pelos americanos na segunda guerra mundial.  Ele foi o veiculo mais utilizado pelo exercito neste conflito.

Adidas e Puma

produtos com origem militar
Divulgação

Adidas e Puma são outro exemplo de marcas que nasceram na segunda guerra mundial. Os fundadores das duas marcas são os irmãos Adi e Rudolf, que antes de fundarem a Adidas e a Puma, eram parceiros nos anos de 1920 na companhia Dassler Brothers Sport Shoe. Os dois irmãos se desentenderam após Adi se irritar com os aliados. Adi então fundou a Adidas e Rudolf acabou fundando a Puma.

Aquascutum

O Aquascutum é uma marca cheia de história. A marca de casacos ficou famosa por meio de Winston Churchill, primeiro ministro da Grã Bretanha durante a segunda guerra mundial.  Antes disso, o casaco já era utilizado para fins militares. A Aquascutum foi criada em 1851 e fabricava principalmente casacos de chuva. Eles também foram usados pelos soldados britânicos durante a Guerra da Crimeia.

Victorinox

produtos com origem militar
Divulgação

Inicialmente uma fábrica de facas e materiais de cutelaria em inox, a Victorinox ficou conhecida por se tornar a maior fornecedora para o exército suíço. Hoje ela ainda continua sendo uma das maiores do ramo.

Banana Republic

Geralmente, quando se trata de produtos militares, estes artefatos podem ser reutilizados e reaproveitados. Este é o caso da Banana Republic. Fundada por um casal em 1978, a loja vendia peças fabricadas a partir de roupas militares vintage e roupas para safari. A Bana republic continua na ativa e é uma das empresas mais renomadas deste ramo.

Silly Putty

Um acidente muito benéfico durante a segunda guerra. Esta massinha de modelar foi inventada por acidente pela primeira vez por Um engenheiro americano que trabalhava na criação de uma borracha sintética. Anos depois, apesar de ela nunca ter sido utilizada pelo governo, a massinha passou a ser comercializada como brinquedo.

Cada um desses produtos possui uma história fascinante. Na hora de comprar, busque sempre conhecer a história dos produtos e marcas. Isto pode ajudar você a fazer