Invenções da guerra militar

Guerras destroem pesquisas e, consequentemente, atrasam o avanço cientifico. Grandes exemplos disso, são o incêndio da biblioteca de Alexandria e algumas obras de arte perdidas durante a 2ª guerra mundial. Sem contar, é claro, o custo humano.

Apesar disso, em nome da vitória, algumas tecnologias importantes surgiram em períodos de guerra ou como ferramenta de uso militar. Muitas delas, inclusive, já deixaram completamente os campos de batalha e estão majoritariamente presentes na vida dos civis.

Sendo assim, selecionamos algumas invenções da guerra militar que você provavelmente utiliza no seu dia a dia para você conhecer um pouco melhor sua história.

Guerra e tecnologia, uma história complexa

Os cientistas militares, principalmente em períodos de guerra, são campeões em criar artefatos que revolucionam nossa vida e acabam saindo dos campos de batalha para nosso cotidiano.

A guerra fria e a 2ª guerra mundial, por exemplo, mudaram completamente o modo como vemos estas invenções e as tecnologias utilizadas por seres humanos.

Da mesma forma, a primeira guerra mundial fez com que os estudos científicos que já estavam sendo feitos ocorressem de forma mais rápida.

Com o avanço das tecnologias nucleares e a bomba atômica, no entanto, a humanidade passou a observar com mais cautela estes avanços.

Conheça 5 tecnologias de guerra militar que estão presentes no seu cotidiano

Como vimos, tecnologias militares estão cada vez mais avançadas. E, com este avanço, elas estão entram mais facilmente na vida e civis. Pensando nisso, selecionamos algumas invenções de guerra militar para que você.

Descubra as invenções da guerra militar. Conhecer a história da tecnologia é a melhor maneira de acompanhar o progresso.

-Câmeras digitais

As câmaras digitais, que agora estão presentes até mesmo em celulares, com certeza são uma das invenções de guerra militar mais populares.

Esta tecnologia surgiu para captar e enviar imagens de territórios ou tropas inimigas.  As câmaras digitais surgiram quando a NASA lançou osatélite KH-1 “Kennan”.

 Este satélite era equipado com uma câmera óptico-elétrica capaz de transmitir as imagens em formatos digitai

-Drones

Outra invenção de guerra militar que tem se tornado muito popular nos últimos tempos são os drones. Esta tecnologia tem uma longa história dentro do meio militar.

Os drones foram inventados, assim como as câmaras digitais, para espionar os territórios inimigos. Da mesma forma, ele poderia enviar bombas ou outros objetos de detonação de forma remota.

O surgimento dos drones aconteceu ainda durante a Segunda Guerra Mundial, quando as grandes potencias procuravam maneiras de atacar de forma mais efetiva o inimigo.O modelo de Drone que conhecemos hoje foi inventado pelo engenheiro, israelita Abe Karem, na década de 70.

– Antibióticos e outros remédios

Nem só de armas vivem as invenções de guerra militar. Durante períodos de guerra, como a primeira e segunda guerra mundiais, foram descobertos e inventados importantes antibióticos e outros remédios como anti-inflamatórios e até mesmo vacinas.

Durante a 2ª guerra mundial, por exemplo, a fabricação em massa de antibióticos surgiu a todo o vapor. Da mesma forma, penicilina passou a ser produzida em massa pela primeira vez, para tratar milhões de pessoas de doenças como a sífilis e a gonorreia.

-Internet

A internet hoje é usada por todos. No entanto, quando surgiu esta invenção de guerra militar ela era utilizada majoritariamente por militares. Ela se desenvolveu principalmente durante a guerra fria, quando os Estados Unidos buscavam um meio de comunicação e de armazenamento de dados que fosse descentralizado.

Sendo assim, ela surgiu graças a ARPA, uma agência militar especialmente desenvolvida especialmente para a criação desse projeto.

– Micro-ondas

Rápido, fácil e simples de usar, o micro-ondas é outra invenção de guerra militar. O micro-ondas surgiu durante a Guerra Fria, quando o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares e peças eletromagnéticas.

Ao verificar que o chocolate no seu bolso derreteu depois de horas de trabalho, ele se deu conta que havia sido por causas destas ondas eletromagnéticas.A pipoca foi o primeiro alimento a ser produzido no micro-ondas.

Diversos outros avanços surgiram como invenção militar de guerra, como o sistema de ambulâncias, o controle de trafego aéreo e muitos outros.

Deste modo, quem sabe quais os avanços nos esperam? Ficar de olho nas tecnologias militares é uma das maneiras de poder visualizar o futuro.