Como Se Tornar Militar Temporário?

O serviço militar tem sido uma das carreiras cada vez mais procuradas pelos brasileiros.  Trabalhar para o exercito ou qualquer uma das forças armadas oferece uma série de possibilidades para você crescer e muitas vantagens para aqueles que decidem servir sua comunidade.

Para trabalhar como militar temporário existem alguns requisitos que você deve cumprir. É importante que o interessado saiba que esta é uma carreira que também exige muito comprometimento e responsabilidade.  Saber como ingressar nas forças armadas ou se tornar um militar temporário é um começo.

Selecionamos algumas informações importantes sobre o serviço militar temporário para quem está pensando em ingressar nesta profissão ou está avaliando uma nova possibilidade de emprego.  Saiba como ingressar no serviço militar e comece uma carreira promissora e cheia de sucesso.

O que significa ser militar temporário?

Como Se Tornar Militar Temporário? Foto - Pixabay
Militar Temporário

O que é um militar temporário? Quais os benefícios de ingressar como um colaborador temporário nas forças armadas? E o que isto significa para o meu futuro? Tudo isto são questionamentos importantes que você deve fazer antes de tomar esta decisão. Portanto, para começar, você precisa saber realmente significa ser um militar temporário.

O militar temporário é aquele, segundo o exército brasileiro,que ingressa no Exército por meio de uma seleção conduzida pelas Regiões Militares. Estas seleções são organizadas e regidas por cada região e de acordo com as vagas de interesse.  O militar temporário pode se inscrever na seleção para oficial ou sargento.

O tempo de serviço, como já diz o próprio nome é temporário. De acordo com o exército brasileiro, o serviço militar temporário possui a duração de doze meses que podem ser prorrogados por mais um ano de acordo com o interesse de ambas as partes. Este tempo não deve passar de oito anos de efetivos serviços, contínuos ou interrompidos.

CONHEÇA AS ÁREAS EM QUE VOCÊ PODE TRABALHAR COMO MILITAR TEMPORÁRIO

Quem pretende se tornar militar temporário também conta com uma grande gama de opções de áreas em que pode se inscrever.  Estas áreas abrem seleções conforme a necessidade da região onde o interessado irá prestar serviço militar.

São áreas de interesse como ciências da comunicação, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e da terra. Tudo depende da região onde você pretende servir e da sua área de formação. As opções são para todos, para aqueles que procuram licenciaturas como formados em ciências biológicas ou história, ou para aqueles que trabalham na área de saúde como nutricionistas, médicos e fonoaudiólogos.

Para descobrir se há uma área do seu interesse aberta para a inscrição do serviço militar obrigatório, basta acessar este link: http://www.eb.mil.br/web/ingresso/duvidas-mais-frequentes?

Neste site você encontrará todas as informações que procura sobre as áreas e os futuros concursos para ingresso do serviço militar.  Avalie as opções. O serviço militar temporário pode a melhor decisão para o seu futuro!

SAIBA COMO SE TORNAR MILITAR TEMPORÁRIO

Para ingressar no serviço militar temporário, o interessado precisará passar por uma seleção.  As informações sobre a seleção, documentação necessária e datas e locais de comparecimento e provas poderão ser obtidos na Organização Militar de sua cidade, responsável pela seleção local.Para participar desta seleção, o candidato também deve preencher alguns requisitos.

Estes requisitos variam conforme patente e a vaga. Além disso, cada região pode ter alguns requisitos diferenciados dependendo da vaga e da necessidade.  As condições para o serviço militar temporário são:

– Limite de permanência de até 8 anos.
– Altura: 1,60 m para homens e 1,55 para mulheres.
– Para Oficiais, tem que ser brasileiro nato.
– Para Praças, tem que ser brasileiro nato ou naturalizado.

Alguns dos requisitos básicos para cada área são:

-Oficial Médico / Farmacêutico / Dentista / Veterinário (MFDV)
– Requisitos: Curso superior, sexo masculino ou feminino, idade conforme edital.

-Oficial Técnico Temporário
– Requisitos: Curso superior, sexo masculino ou feminino, idade conforme edital.

-Sargento Técnico Temporário
– Requisitos: Ensino médio e curso técnico, sexo masculino ou feminino, idade conforme edital.

Cabo Especialista Temporário
– Requisitos: Ensino Fundamental e curso técnico ou profissionalizante, sexo masculino ou feminino, idade conforme edital.

Depois de preencher estes requisitos o interessado ainda deve passar por outras etapas:

  1. Comprovação de habilitação e especialização exigidas para os cargos a desempenhar;
  2. Prova de Títulos;
  3. Exame de Saúde e Físico;

 

Todas estas etapas estão ao encargo da Comissão de seleção da região onde você prestará seu concurso.  Se informe onde fica a Seção do Serviço Militar Regional do Exército (SSMR), mais próxima de você. Aproveite para servir as pessoas e ingressar em uma das carreiras mais promissoras do país.

ESTÁGIOS FAZEM PARTE DA FORMAÇÃO DO MILITAR TEMPORÁRIO

Após passar pela seleção, a formação como militar temporário será iniciada. Nesta fase, começaram os estágios. Para os oficiais começa o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), já os oficiais para áreas mais técnicas como no caso da saúde por exemplo,  começa o Estágio de Serviço Técnico (EST). O EST é destinado a todos integrantes de categorias profissionais de nível superior de áreas de interesse do Exército.Já a formação os sargentos do serviço militar obrigatório se dá através do EBTS, o estágio Básico de Sargento Temporário.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO SERVIÇO MILITAR TEMPORÁRIO

Os benefícios para quem decide ingressar no serviço militar temporário são muitos. Eles dependem do cargo, da função e, em alguns casos, da escolaridade. No entanto, esta é uma das opções de carreira que oferecem mais vantagens e chances de um futuro mais seguro.

O militar temporário terá direito a benefícios como, por exemplo, a perspectiva de, o salário inicial competitivo, grande possibilidade de crescimento profissional,assistências médico-hospitalar e odontológica. O militar temporário ainda pode usufruir de assistência religiosa e psicológica, acesso às instalações sociorrecreativas e auxilio alimentação.

Outros benefícios para os militares temporários são ajuda para aquisição de uniformes e a oportunidade de participar de diversas missões no Brasil. Muitos também possuem auxilio moradia e outros benefícios dependendo do cargo e da região.

Descubra o serviço militar temporário. Pesquise e avalie se esta não a chance que você procurava para crescer profissionalmente e alavancar sua carreira. Seu futuro merece esta chance!