Carreira Militar no Exército: saiba como funciona

Carreira Militar no Exército

Escolher uma carreira é uma das principais decisões que todos nós devemos tomar. Buscar um futuro melhor, ter um proposito e ajudar o país são questões que pesam na hora desta decisão. Para quem está preocupado com estas indagações, o serviço militar e uma carreira no Exército podem ser a escolha ideal.

O serviço militar tem sido cada vez mais procurado pelos brasileiros. Trabalhar para o Exército ou qualquer uma das forças armadas oferece uma série de possibilidades para você crescer e muitas vantagens para aqueles que decidem servir sua comunidade.

Quem opta por entrar na carreira militar e no Exército deve estar informado.  Saber previamente alguns detalhes sobre esta carreira pode ser fundamental para seu sucesso. Pensando nisto, selecionamos algumas informações importantes.  Descubra o que você precisa saber sobre a carreira militar e mude seu futuro!

ENTENDA COMO FUNCIONA O EXÉRCITO

Carreira Militar no Exército: saiba como funciona

Parte das forças armadas do Brasil, o Exército brasileiro é um dos mais tradicionais e importantes da América Latina.  O Exército teve seu início na independência do país e desde então possui uma história rica que é parte da defesa do Brasil. Atualmente ele possui o segundo maior efetivo entre os exércitos da América Latina com 219 585 soldados, e uma reserva de 280 000 homens.

O Exército Brasileiro (EB) é responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais.  Esta instituição é formada por vários níveis hierárquicos que dependem de concurso, tempo de serviço entre outros fatores.

O Exército está enquadrado no Ministério da Defesa, desde 1999 de acordo com a estrutura do Governo do Brasil. O Presidente da República é o comandante supremo das forças armadas e, portanto, do Exército brasileiro. Abaixo dele está o Comandante do Exército. Em seguida estão os maiores escalões organizacionais nas chefias dos órgãos de direção geral, setorial e operacional.

O Exército é uma grande oportunidade para você fazer a diferença e ainda crescer na sua carreira. Descubra tudo sobre ele e aproveite para dar uma guinada no seu futuro!

DESCUBRA COMO VOCÊ INICIAR A CARREIRA MILITAR NO EXÉRCITO

Existem diversas maneiras pelas quais você pode iniciar uma carreira no Exército Militar.  A primeira delas, é claro, é através do alistamento. Este alistamento é obrigatório para os homens aos 18 anos e opcional para as mulheres. Depois desta etapa você ainda pode tentar o concurso militar, dependendo da sua área de formação e da necessidade do Exército.

Além do concurso teórico, o candidato também deverá passar por uma prova física para provar que está apto para trabalhar como militar.  Algumas das escolas que prestam o concurso e recebem candidatos para o serviço militar são:

  • Escola Preparatória de Cadetes do ExércitO (EsPCEx)
  • Escola de Sargentos das Armas (ESA)
  • Escola de Sargentos de Logística (EsLog)
  • Instituto Militar de Engenharia (IME)

 

Estas são as formas pelas quais você pode ingressar no Exército brasileiro como militar de carreira.  O interessado em trabalhar nas forças armadas ainda pode entrar como militar temporário.  Para isto, ele deve prestar concurso em alguma área técnica. Estes concursos geralmente são para nível de ensino superior e abrem conforme a necessidade do Exército.

O candidato pode obter maiores informações sobre a data e as exigências dos concursos para ingresso na carreira militar no site : https://www.eb.mil.br/

 

SAIBA O QUE É PRECISO PARA INGRESSAR NA CARREIRA MILITAR NO EXÉRCITO

Os candidatos que pretendem ingressar na carreira militar ou servir como militar temporário devem estar cientes dos requisitos exigidos pelo Exército.  Cada concurso e cada área possuem uma exigência especifica apesar de, na grande maioria dos casos, existirem algumas exigências universais como altura e maioridade.

 Em qualquer uma das formas de ingresso é importante que o candidato seja maior de 18 anos, tenha uma altura superior a 1,60 no caso dos homens e 1,55 no caso das mulheres. Além disso, o interessado também deve ser brasileiro nato ou naturalizado.   A EsPCEx/ESA ainda exige que o candidato não seja casado ou tenha dependente.

Já para o militar temporário as exigências são um pouco diferentes.  A primeira coisa que o interessado deve saber é que, neste tipo de serviço, não tem como seguir carreira. O limite de permanência é de até 8 anos.  A exigência principal para o ingresso no serviço militar temporário é a formação na área em que pretende ingressar no Exército.

Você deve ficar de olho nas exigências do concurso que pretende prestar. Para isto, verifique o site do Exército brasileiro.  https://www.eb.mil.br/

Ao passar na seleção, o interessado irá começar uma formação onde estará sendo remunerado. Geralmente no final da formação o novo trabalhador do Exército já sai com patente de cabo.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE INICIAR A CARREIRA MILITAR NO EXÉRCITO

Trabalhar no Exército, como em qualquer lugar tem suas vantagens e desvantagens. Aqueles que ingressam no Exército disfrutam de uma das carreiras com mais benefícios do país. Apesar disto, a carreira militar no Exército também é uma das que mais exigirá de seus trabalhadores. Aqueles que escolhem este caminho devem estar cientes disto.

Alguns dos benefícios oferecidos para quem faz a carreira militar são a estabilidade salarial, diversas oportunidades de crescimento, vale alimentação, assistência médica, odontológica, psicológica e religiosa.   Quem segue a carreira militar ainda conta com auxílio para a compra de uniformes, funeral (para si e seus dependentes), transferência remunerada e transporte em serviço.

Apesar disso, as desvantagens também existem e o candidato precisa estar atento a elas. Você irá precisar se dedicar muito e estudar bastante para passar nos testes teóricos e físicos.  Caso decida sair da carreira militar, pode ser complicado ingressar no mercado de trabalho civil.

Há ainda o fato de que os militares estão de mudança constantemente.  Isto pode ser complicado para você ou sua família.  Quem ingressa no Exército brasileiro deverá cumprir o contrato ou, em caso de rescisão, indenizar o Estado.

A carreira no Exército militar pode ser uma grande oportunidade. Descubra se é o que você está procurando e se está pronto para encarar este desafio. Seu país conta com você!