CARREIRA MILITAR NA AERONÁUTICA

A Força Aérea Brasileira é uma das mais importantes da América Latina. Com a função primordial de proteger nosso espaço aéreo, este braço das Forças Armadas do Brasil realiza um trabalho essencial para o país. Também é um dos melhores locais para que você possa trabalhar e iniciar uma carreira promissora.

Trabalhar na Aeronáutica pode ser a chance que procurava de fazer diferença.  Aquele que faz esta escolha deve estar ciente dos desafios e das alegrias que o esperam nesta jornada. É importante que você saiba que a carreira militar é uma das mais exigentes. Você deverá estar pronto para se comprometer com esse futuro.

Informação para quem pretende ingressar na Força Aérea é crucial. Sabendo disso, selecionamos algumas dicas e esclarecimentos importantes. Saiba tudo sobre a carreira militar na Aeronáutica e descubra o que você precisa para tomar a decisão de ingressar na carreira militar com tranquilidade. Seu futuro e seu país esperam por você!

CONHEÇA ESTE BRAÇO DAS FORÇAS ARMADAS QUE É ESSENCIAL PARA O BRASIL

A Aeronáutica é um dos principais elementos das Forças Armadas Brasileiras.  Sua fundação remonta ao período da segunda guerra mundial, logo no início da década de 1940. Assim como os outros braços das Forças Armadas Brasileira, a Força Aérea Brasileira a é um dos mais tradicionais da América Latina.

Atualmente ela é a maior força aérea do Hemisfério Sul e a segunda na América. Segundo as informações da própria Aeronáutica, a FAB conta com uma força ativa de 77.454 militares. A FAB ainda opera com cerca de 627 aeronaves.

ENTENDA A HIERARQUIA DA AERONÁUTICA

A Aeronáutica funciona a partir de uma hierarquia bem estruturada. Como o Presidente da República é o comandante supremo das Forças Armadas, ele também atua como chefe da Aeronáutica. O Comando militar da força é exercido pelo Comando da Aeronáutica – COMAER.  Estão subordinados ao COMAER três Comandos-Gerais, três departamentos e diversos outros órgãos.

Alguns dos setores da Aeronáutica são.

  • Grandes Comandos: Comando da Aeronáutica (COMAER)
  • Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER)
  • Comando de Preparo (COMPREP)
  • Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE)
  • Comando-Geral de Pessoal (COMGEP)
  • Comando-Geral de Apoio (COMGAP)
  • Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA)
  • Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)
  • Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

A Aeronáutica tem como principal missão manter a soberania no espaço aéreo nacional, impedindo o uso do espaço aéreo brasileiro para fins hostis ou contrários aos interesses brasileiros.  A Aeronáutica também ajuda na organização da aviação brasileira, tanto civil como militar. A FAB ainda trabalha com pesquisa e desenvolvimento aeroespacial.

Conheça a Força Aérea Brasileira e descubra se a carreira militar na Aeronáutica é para você.

SAIBA COMO INGRESSAR NA AERONÁUTICA

Existem diversas formas pelas quais você pode ingressar na carreira militar na Aeronáutica.  O interessado pode se tornar um militar de carreira das forças aéreas ou integrar a Aeronáutica através do serviço como militar temporário.  É possível entrar na Aeronáutica através do alistamento obrigatório para os homens ou voluntário para as mulheres a partir dos 18 anos.

Para quem já passou dos 18 anos, a opção é realizar concurso. Os concursos oferecidos pela aeronáutica ocorrem conforme a necessidade da Força Aérea Brasileira e você pode prestá-lo conforme a sua formação técnica.

Aqueles que possuem nível superior e mais de 25 anos também pode ingressar como Serviço Militar Voluntário. Neste caso, eles deverão prestar o concurso para sua formação que é realizado conforme a necessidade da FAB.

Em qualquer um destes modos de ingresso o candidato deverá prestar um concurso específico para sua área. Cada concurso tem suas especificações, mas é necessário ter mais de 18 anos concluídos e na maioria deles você passará por um teste de aptidão física.

O aprovado irá fazer um curso de formação e, após este curso, será nomeado Cabo e passará a receber em torno de R$ 3.400,00, já contando os benefícios.  Para ficar por dentro das datas e saber mais sobre os concurso basta acessar o site: https://www.fab.mil.br/

 ALGUNS DESAFIOS DO TRABALHO NA AERONÁUTICA

A carreira militar é uma das mais promissoras e uma das que mais oferecem vantagens ao profissional. Quando se trata da Aeronáutica, estas vantagens são ainda mais proeminentes.  No entanto, assim como qualquer profissão, a carreira militar na Aeronáutica também apresenta alguns desafios.  O interessado precisa estar ciente destes desafios e vantagens na hora de ingressar.

É preciso que você esteja preparado para se dedicar 100% a carreira militar e a aeronáutica caso decida ingressar. Os testes teóricos e as provas físicas são um dos concursos mais concorridos e difíceis do país.   Infelizmente não são aceitas transferências de outras instituições do Ensino Superior para a Academia, portanto você precisará deixar seu curso universitário ou ingressar depois como militar temporário.

O contrato deve ser respeitado. Caso descumpra o contrato o militar deverá indenizar o Estado. Pode ser complicado ingressar no mercado de trabalho civil após deixar a carreira militar.  Geralmente, os militares estão de mudança constantemente.  Estas mudanças podem ser complicadas para você e sua família.

DESCUBRA AS VANTAGENS DA CARREIRA MILITAR NA AERONAUTICA

Apesar dos desafios, não é à toa que esta é uma das carreiras mais procuradas. Aquele que opta pela carreira militar na Aeronáutica conta com remuneração desde o curso de formação. Esta remuneração é uma das melhores do mercado de trabalho. Além disso, existem outros benefícios como direito à alimentação, alojamento, assistência médica, odontológica, psicológica e religiosa.

Quem trabalha na Aeronáutica ainda conta com auxílio para a compra de uniformes, auxílio funeral (para si e seus dependentes), transferência remunerada e transporte em serviço. Mas, apesar destes benefícios, o que mais chama atenção são a perspectiva de crescimento para quem trabalha com a Força Aérea.

Outro fator que pesa na escolha é que o candidato não precisa ter experiência anterior. A própria Aeronáutica realiza a formação de seus funcionários.  O interessado ainda tem várias oportunidades de participar de missões e trabalhar no exterior.

Conheça a Aeronáutica, descubra se esta é carreira que você procura. Uma carreira militar na Aeronáutica pode ser a melhor chance de garantir um futuro tranquilo e