Carreira militar Marinha: saiba tudo

Entrar na Marinha é uma das melhores opções para quem está procurando ingressar na carreira militar.  Esta decisão também pode ser a escolha certa para quem está procurando ter uma boa profissão e fazer a diferença.

O interessado, no entanto, deve pesquisar muito, saber como proceder e o que lhe espera ao tomar esta decisão.  A carreira militar e a Marinha são uma das mais exigentes e você deverá estar pronto para se comprometer com esse futuro.

Para ajudar você a começar com o pé direito e sabendo exatamente se esta é a escolha mais certa para seu futuro, disponibilizamos algumas informações fundamentais. Descubra se a carreira militar na Marinha é o projeto de vida dos seus sonhos. Saiba tudo sobre a carreira militar na Marinha e comece um futuro profissional de sucesso.

Conheça a Marinha do Brasil

Você conhece bem a Marinha do Brasil? Antes de pensar em entrar nesta carreira você precisa conhecer a Marinha e entender sua história e o serviço que ela presta ao Brasil. Este ramo das forças armadas, como o próprio nome já diz, é o responsável por conduzir operações navais.

A Marinha Brasileira é uma das mais tradicionais da América Latina.  Atualmente ela é a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.  A Marinha brasileira conta hoje com um efetivo de 80 507 militares.

Com sua história remontando ao período colonial, a Marinha do Brasil já esteve presente e foi um braço das forças armadas fundamental em muitas guerras, como a da independência e a guerra do Paraguai. Essencial no desenvolvimento e na proteção de um país com um litoral enorme, a Marinha pode ser uma boa chance para você não só ter uma carreira cheia de benefícios, mas, ajudar a proteger nosso país e nosso ecossistema.

Marinha também age como guarda costeira

A legislação brasileira determina que cabe a Marinha, como missão secundária, cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil. Isto significa que ela é um dos órgãos responsáveis por evitar acidentes marítimos e ajudar quando há desastres naturais e ainda prestar outros serviços à população caso isto seja determinado pelo presidente.

A Marinha também é responsável por fiscalizar e proteger nossa costa.  Este ramo das forças armadas age ainda  como guarda costeira, já que o Brasil l não possui um órgão exclusivo para organizar, fiscalizar e orientar a  Marinha Mercante e policiar a costa brasileira e águas interiores.  A Legislação determina as seguintes funções para a Marinha do Brasil:

  • Orientar e controlar a Marinha Mercante e suas atividades correlatas, no que interessa à defesa nacional;
  • Prover a segurança da navegação aquaviária;
  • Contribuir para a formulação e condução de políticas nacionais que digam respeito ao mar;
  • Implementar e fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos, no mar e nas águas interiores, em coordenação com outros órgãos do poder executivo, Federal ou Estadual, quando se fizer necessária, em razão de competências específicas.

São várias opções de serviço para aquele que deseja entrar na carreira militar na Marinha. Saiba se este é o caminho para você e se dedique!

Descubra como ingressar na carreira militar da Marinha

Carreira militar Marinha: saiba tudo

O caminho para ingressar na Marinha do Brasil, apesar de exigir muita dedicação e estudo, é mais tranquilo do você imagina. Existem diversas formas de ingresso, elas vão depender de sua escolaridade e do tipo de serviço que você pretende realizar.

Para aqueles que tem ensino médio e técnico existem três opções de ingresso. O interessado pode ingressar através do Corpo Auxiliar de Praças (CAP) ou do Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA), se pretende ter uma carreira mais estável dentro da Marinha.  É possível ingressar também a partir do Serviço Militar Voluntário para Praças temporárias (SMV-PR).

Em qualquer um destes modos de ingresso o candidato deverá prestar um concurso com 50 questões. Cada concurso tem suas especificações, mas é necessário ter mais de 18 anos concluídos e na maioria deles você passará por um teste de aptidão física.

O aprovado irá fazer um curso de formação e, após este curso será nomeado Cabo e passará a receber em torno de R$ 3.400,00, já contando os benefícios.  Para ficar por dentro das datas e saber mais sobre os concurso basta acessar o site:https://www.marinha.mil.br/

Aqueles que possuem nível superior e mais de 25 anos também pode ingressar como Serviço Militar Voluntário para Praças temporárias (SMV-PR). Neste caso, eles deverão prestar o concurso para sua formação que é realizado conforme a necessidade da Marinha.

Saiba os prós e os contra de trabalhar na Marinha

Ingressar na carreira militar da Marinha pode trazer inúmeros benefícios para os profissionais que fazem esta escolha. No entanto, assim como em qualquer profissão, a carreira na Marinha também pode trazer alguns desafios.

Os que seguem a carreira militar na Marinha podem contar com remuneração desde o curso de formação, direito à alimentação, alojamento, assistência médica, odontológica, psicológica e religiosa. Além disso, quem trabalha na Marinha ainda conta com auxílio para a compra de uniformes, funeral (para si e seus dependentes), transferência remunerada e transporte em serviço.

Na Marinha você possui um plano de carreira bem definido, perspectiva de crescimento que faz com que esta profissão seja cada vez mais atrativa.  O candidato não precisa ter experiência anterior já que a própria Marinha realiza a formação de seus funcionários.  O interessado ainda tem várias oportunidades de participar de missões e trabalhar no exterior.

Desvantagens que podem pesar na hora da decisão

Apesar de ser uma das melhores escolhas de carreira as desvantagens existem. Uma delas é oalto nível de exigência das provas de aptidão. Você irá precisar se dedicar muito e estudar bastante para passar nos testes teóricos.  Infelizmente, ainda não são aceitas transferências de outras instituições do Ensino Superior para a Academia.

Caso decida sair da carreira militar, pode ser complicado ingressar no mercado de trabalho.  Geralmente, os militares estão de mudança constantemente.  Isto pode ser complicado para você ou sua família. Além disso, o militar da marinha deverá cumprir o contrato ou, em caso de rescisão, de indemnizar o Estado.

Avalie se você está pronto para estes desafios e ingresse na Marinha.  Um grande futuro te espera!